Só depende de nós!

Só depende de nós!

Ser mãe, muitas vezes, pode ser complicado demais. Mães deveriam saber se retirar da vida de seus filhos, no momento em que seu papel junto a eles termina. Filhos deveriam durar junto a nós apenas o tempo suficiente, para se tornarem independentes! É preciso cessar o pensamento inquietante de que, quando os filhos crescem, se esquecem de quem fomos ou fizemos, por eles! Fizemos o que tinha que ser feito, no curso natural das coisas!

Ouvi, recentemente, uma frase dita por um filho à sua mãe e a mesma, num primeiro instante me deixou chocada! A frase era: “mães duram demais”! Desde então, tenho pensado no que ele quis dizer com estas palavras. Como não sei o que o levou a dizê-las ou em que situação ela foi dita, entrei em concordância com ele, preferindo entender que ele dizia de independência ou talvez, invasão em sua vida!  Por esta razão comecei a pensar na maneira como os americanos e europeus criam seus filhos. Eles, verdadeiramente, só precisam de mães, quando pequenos ou em formação. Assim como o cordão umbilical nos separa deles no nascimento, o mesmo cordão da convivência diária deveria ser cortado na fase adulta. Evitaríamos as muitas leituras que são postadas, sobre ingratidão de filhos e esqueceríamos a autocomiseração que elas nos causam! A vida não foi para ser perpetuada ao lado de ninguém! Ilusão enorme pensar que, no reconhecimento do que fomos, estaremos no convívio próximo. Se se casam, então, a própria Palavra de Deus deixa explícito:

“ Deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua esposa tornando-se uma só carne!” Efésios 05:31

Assim como o filho disse à sua mãe, sobre a nossa duração, sei de outro que disse algo que considero de uma sabedoria incrível e que, neste dia me fez pensar, bastante: “vou cuidar de viver bem com o meu marido, pois os filhos crescem e se vão”!

Às vezes, somos aceitas neste compromisso assumido com a família que formaram, mas bom mesmo nos seria o recolhimento longe deles, pois já duramos muito tempo, entre eles! Você me acha amarga pelas minhas palavras? Não ache! Meus filhos vivem ao meu redor e não esquecem quem fui para eles, porém, sabem que não desejo e nem cobro nada. As mães sábias permanecerão independentes e à margem; as não tão sábias ficarão ali, lambendo suas crias que carregarão o peso de um dia ver a história invertida! Li e guardei que “é um fato conhecido que a dependência patológica causa grande impacto e sofrimento na vida das pessoas próximas, mas poucos percebem como a codependência é altamente prejudicial para ambas partes envolvidas. Ao invés de ajudar o dependente a melhorar, certos tipos de codependentes acabam reforçando o comportamento patológico”.

Busque a sua independência física, emocional e financeira longe de seus filhos! Ajude, se precisarem, mas não se imponha. Acredite; é melhor assim!

Regina.

Leiria, 03 de setembro de 2019.

This post has already been read 759 times!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *