Trabalhar com crianças em idade tenra nos leva a enxergar a gama enorme de possibilidades que veem naquele pacotinho lindo e querido buscado na maternidade. Os bebês chegam na escola cada dia mais cedo e na observação, percebemos a vivacidade acontecer. No crescimento é estabelecida a sede pela descoberta e a alegria da aprendizagem! Os milhões de neurônios com que nascem jamais serão totalmente utilizados. É sabido que nascemos com bilhões deles! Pesquisas recentes revelam que “um bebê nasce com aproximadamente cem bilhões de neurônios e, na vida adulta, em média, ele terá vinte bilhões”. Esta é a razão de observarmos o desenvolvimento infantil, aproveitando todo este potencial. Células neurais não estimuladas morrem! Na primeira infância elas estão disponíveis em profusão e cabe a nós, aliados à família estimular e ajudar a estabelecer as conexões neurais.
As informações abaixo são muito pertinentes:
* A partir dos dezoito dias de gestação, o cérebro começa a desenvolver as células do sistema nervoso, os neurônios.
* Na trigésima semana de gestação o cérebro está desenvolvido.
* Um neurônio – dependendo de qual tipo – pode estabelecer de 1 a 100 mil conexões. Em média, um neurônio estabelece 10 mil conexões.
* Um bebê gasta 65% do insumo de energia no desenvolvimento cerebral.
* O peso do cérebro de um bebê ao nascer é de aproximadamente 750 gramas, quase 25% do seu peso.”
Sabendo disso é nossa responsabilidade auxiliar pais na necessidade de estimulação dos pequeninos! Na escola fazemos isto de maneira lúdica e feliz, através de conversas, movimentações e pantomimas (“arte de motivar, através dos gestos e/ou expressões faciais, os sentimentos, pensamentos, ideias, sem utilizar palavras; mímica”), fazendo a leitura de pequenos textos, realizando atividades psicomotoras, descortinando desta maneira o vasto mundo, fazendo uso de imagens aliadas à nomenclatura. Nos pequenos projetos de interesse para cada faixa etária, apresentamos possibilidades e avaliação e desenvolvimento. É preciso cuidado, para se queimar etapas, pois tudo se torna importante, no processo!
É, também, no proveito da profusão de neurônios que criamos hábitos, através de combinados, estabelecendo premiações e sanções, dentro de quantidade e qualidade. Não há que se sobrecarregar os pequeninos!
Estimule o seu bebê; ele não precisa estar na escola, para encantar você, demonstrando sua curiosidade e competência!
Regina.
Por acaso do destino a conheci em uma das minhas várias viagens(uber),mas neste encontro,me facinei com uma mente livre de ideias pré estabelecidas,mas percebi ali um espírito em construção.fico maravilhado em poder ter um momento de conversa que valeu a pena.
Olá, Rodolpho!
Que bom receber, no blog uma mensagem vinda de você!
Portugal o espera! Precisamos revolucionar o mundo, com a nossa liberdade, em Cristo Jesus!
Muito obrigada, por sua mensagem. Ela encheu o meu coração de alegria! Deus o abençoe!
Receba o meu carinho e um beijo meu.