Prudência!!

Envolvimento tem a ver com importância e significados no amor . Enquanto educadora estive envolvida com muitas famílias e adentrei o cerne de muitas questões familiares, orientando pais a não omitirem da escola, nenhum fato que pudesse ser relevante, na formação de um pequenino… Era amável e tranquilizador perceber a atitude de muitos pais envolvidos, preocupados e discernindo, sobre o que seria melhor para seus filhos.

Sempre acreditei na parceria entre pais e escola e o caminhar juntos, na deliciosa e ao mesmo tempo árdua tarefa de educar e formar! Receber pais em reuniões e orientações era comum e prazeroso! Mesmo apreciando tanto a parceria, por muitas vezes tive vontade de perguntar a muitos pais, por que razão trouxeram filhos ao mundo… Filhos não pedem para nascer! Acontecem em nossas vidas como bênçãos especiais concedidas por Deus, para nos tornar pessoas melhores e com a alma renovada!

Filhos surgem da necessidade de complementação do amor que nos ligou ao outro, sendo a razão de nossas noites  insones, mas deliciosas; de nossos custos conscientes, em detrimento de tudo aquilo que, anteriormente, queríamos só para nós! São dependentes e queridos! Não se criam sozinhos e, sem assistência, pois assim seria melhor não tê-los… Por pensar assim, gerir aquelas vidas tenras e delicadas trouxe a mim,  proximidade em muitas famílias.
Maravilhosa era a aceitação e a conduta da maioria: tinham um olhar diferenciado; uma postura que demonstrava a vontade de entender o universo infantil que se ampliava, em suas vidas!

Ainda hoje me preocupo com as crianças que passaram por minha vida e me pergunto como estarão, se não posso contatá-los… É meu desejo entabular contato, saber se estão bem, se cumpriram as metas traçadas em nossas rodas de informação e conhecimento! Eram coisas lindas  ditas e criadas na inocência e desejo de serem grandes!! Muitas crianças que passaram, por minha vida já se casaram, têm filhos, fazem sucesso e eu os tenho comigo, nas redes sociais. Entretanto, como ter notícias daqueles, a quem eu tinha tanta vontade de perguntar a seus pais, por que os tiveram? Por acreditar em Deus e saber que Ele atende orações de Seus filhos, eu oro pedindo-Lhe que cuide daquelas crianças, adultas hoje, pois não tiveram bons espelhos… Sem a condução e a prudência necessária, me preocupo com o emocional e a direção tomada.

Você que é pai, busque ser prudente, sensato e presente, pois a herança recebida é grande demais, para se criar de qualquer maneira…

Regina.

Waikiki, 18 de junho de 2016.

This post has already been read 334 times!

5a8d1917edd87072771346db5edb9538

5a8d1917edd87072771346db5edb9538

Regina Celi de Santana é educadora, com especialização na área de Educação infantil, com mais de 40 anos de experiência. Autodidata, mãe de três filhos e vovó orgulhosa de seus quatro netinhos: Gabriel, Kauã, Mateus e Joy!! Após se aposentar se tornou uma culinarista e é proprietária da "Cia Sabor e Arte", em Belo Horizonte, capital das Minas Gerais.

More Posts

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *