Ser pai na íntegra!

Os tempos mudaram e uma maravilhosa relação surgiu, entre filhos e seus pais. Pais, no momento, não representam mais a figura que ficava quase escondida atrás da mãe de seus filhos. Sim, o pai deixou de ser o provedor absoluto, para ser atuante e brilhante ao lado da mãe! O ‘senhor feudal” cedeu lugar a companheiros maravilhosos!

São pais atuantes e atuais! Participam de tudo: da troca de fraldas e banho, às reuniões e festas infantis. Debatem comportamento ao lado de outros pais e se divertem embevecidos, com a apaixonante necessidade que as crianças têm deles! Como educadora, a minha observação não perde nada destes contatos íntimos; quando percebo a proximidade desta familiaridade construtiva meu senso de observação se eleva! Eu acredito que filhos que admiram seus pais serão, no futuro muito mais centrados e felizes; é o exemplo que balanceia o nosso emocional!

Existem, porém, aquele tipo de pai cujo estilo parental é degradante; lançam sobre as mães toda a responsabilidade da criação pensando que alimentá-los, é a sua obrigação. Isso, quando não se omitem, no quesito. E o alimento, para a alma e o espírito; como ficam?

Conheço famílias em que as mães assumiram o trabalho dos pais e conseguiram fazer um bom trabalho, com os seus amados. Porém, este fato não deixou de trazer sequelas ao emocional destes filhos. À duras penas muitos conseguem superar a ausência paterna, mas aqueles não muito firmados e frágeis, se perdem principalmente, porque não se transmite a outro a referência, ou seja, uma mãe nunca será referencial, para um menino e vice-versa…

Ser pai na íntegra é estar lado a lado nos bons e nos maus momentos; é oferecer proteção para uma cabecinha indefesa ou para aquele filho crescido que precisa de conselho ou consolo! Ser pai resulta no efeito futuro daquilo que foi produzido pelo bom trabalho. Todo sucesso será resultante disso ou não… Quando se doa amor, se cria vida!

Regina.

Waikiki, 12 de agosto de 2017.

This post has already been read 323 times!

5a8d1917edd87072771346db5edb9538

5a8d1917edd87072771346db5edb9538

Regina Celi de Santana é educadora, com especialização na área de Educação infantil, com mais de 40 anos de experiência. Autodidata, mãe de três filhos e vovó orgulhosa de seus quatro netinhos: Gabriel, Kauã, Mateus e Joy!! Após se aposentar se tornou uma culinarista e é proprietária da "Cia Sabor e Arte", em Belo Horizonte, capital das Minas Gerais.

More Posts

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *