Vire a mesa, o jogo!

Algumas situações deixam em mim, a nítida certeza de que tudo aquilo que aprendi na educação, sobre inteligência intelectual ou emocional foi comprovado. É incrível como a teoria, se revela na prática! É claro que o que determina o nosso grau de competência é a forma como fomos criados, emocionalmente! É mportante dizer que se faz necessário ensinar sobre a alma, aos que estão debaixo de nossa responsabilidade. Quando não há respeito com o emocional, se desvirtua a personalidade e aí, o problema está criado!

Se o estilo parental desfavorece a formação da personalidade, o erro se torna passível, comprometendo o caráter que é de responsabilidade absoluta dos pais! Não se delega a nenhuma escola, a formação do mesmo! Na desvirtuação estes fatores de enriquecimento, os elementos se perdem! Para que as mudanças aconteçam a partir da perda,  é preciso a intervenção de psicólogos ou de Deus, para aqueles que creem.

Vários são os fatores a nos influenciar! Alguns estão listados aqui. A criança que não é cuidada, emocionalmente, na infância costuma crescer:

1- Confusa em relação ao que é certo e errado; o errado, sempre, lhe parecerá correto;

2- Ao sair da puberdade se encontrará confusa;

3-  Na maioridade não conseguirá discernir o caminho a seguir;

4-  Todos as pessoas ou a maioria delas são uma eminente ameaça;

5- Confunde o que lhe é dito;

6- Nunca confia;

7- Se perde, quando é pressionado;

8- Ao conversar, desvia o olhar, não conseguindo encarar o seu interlocutor;

9- Não aprende a pedir desculpa; é o dono da verdade;

10- Traz os fatos da infância para a vida adulta, sem conseguir entender a si próprio;

11- Cria laços de amizade superficiais;

12- Tudo que é dito de negativo, sempre, será dirigido a ela;

13- As mentiras lhe parecem sem importância; dizê-las é normal;

14- Nos relacionamentos íntimos apresenta problemas, pois é fechada e não consegue dividir, para somar.

Você conhece alguém assim? Ajude-o!

Que ao educar os nossos filhos sejamos capazes de entender o valor do emocional..  Nascemos inteligentes, mas o que determina o grau de competência, é a forma como usaremos nosso estilo parental!

Se você já se tornou um adulto machucado, vire a mesa, o jogo!  Saia em busca de ajuda, mas se modifique  e seja um agente transformador da sua vida! Inteligência emocional é um processo infindo!

Regina.

Ewa Beach, 28 de janeiro de 2015.

This post has already been read 67 times!

Regina Celi

Regina Celi

Regina Celi de Santana é educadora, com especialização na área de Educação infantil, com mais de 40 anos de experiência. Autodidata, mãe de três filhos e vovó orgulhosa de seus quatro netinhos: Gabriel, Kauã, Mateus e Joy!! Após se aposentar se tornou uma culinarista e é proprietária da "Cia Sabor e Arte", em Belo Horizonte, capital das Minas Gerais.

More Posts

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *