Apesar de tudo, se esmere!

Todo educador que entendeu o processo da nova educação, sonha com um novo rumo para a formação dos que lhe são confiados!

Belíssimo é encontrar escola e diretores dispostos às mudanças que se fazem necessárias, para que tudo aconteça de maneira definitiva, efetiva e feliz!!

O problema que não nos permite dar ao aluno a oportunidade de demonstrar o seu potencial, está ligado a três barreiras difíceis de quebrar, ao interagirmos com ele:

1-  O despreparo dos professores sem vocação;

2- A cobrança do conteúdo programático;

3- O sistema predatório de notas!! 

Dos três, o pior para mim é a primeiro, porque os não vocacionados pensam que não ganham o suficiente, para se importarem…

Como orientadora e supervisora, na área de educação infantil, cuidava para que todas as crianças passassem por todo um processo motivador que as impulsionavam, para áreas precisas e importantes, na vivência futura! Crianças , sempre, têm respostas positivas e precisas sobre tudo aquilo que observam ao redor! Nos surpreendem, com a capacidade criativa, em frases elaboradas  e que nos colocam para refletir.. Meus professores e eu fazíamos um anedotário e todos se encantavam com a contribuição maravilhosa dada pelas crianças, numa lógica sensata! Esbarrar no estigma da velha educação é uma lástima e isto nos entristecia! Ao seguirem, para o Ensino Fundamental todo o encanto se quebrava, devido às barreiras e era triste ver todo um potencial se escoar…

Na ausência de quem ministre aos professores, uma vontade férrea de amor à profissão, as escolas se perdem..  Seria preciso coragem, para buscar novos métodos! Métodos que facilitem o aprendizado do aluno, sem o desejo apenas de se fazer carreira! Já sabemos que a nossa profissão é desvalorizada; quem entra nela já sabe o que esperar… Assim sendo, que se busque, então, outras profissões, porque só quem é pouco esperto, acredita que ser professor deixou de ser um sacerdócio!

Ter crianças felizes ao nosso redor, passa pelo nosso prazer e o delas!

O professor deixou de ser o “dono do saber” lá pelos idos anos de 1990 e, escola e professores que se importam, fazem as crianças construírem o próprio conhecimento….

Regina.

Deerfield Beach, 22 de fevereiro de 2014.

This post has already been read 104 times!

Regina Celi

Regina Celi

Regina Celi de Santana é educadora, com especialização na área de Educação infantil, com mais de 40 anos de experiência. Autodidata, mãe de três filhos e vovó orgulhosa de seus quatro netinhos: Gabriel, Kauã, Mateus e Joy!! Após se aposentar se tornou uma culinarista e é proprietária da "Cia Sabor e Arte", em Belo Horizonte, capital das Minas Gerais.

More Posts

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *