Cuidando, para fazer cumprir…

“Veio ainda a palavra do Senhor, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: vejo uma vara de amendoeira. Disse-me o Senhor: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir” Jeremias 01: 11 e 12.

Refletir é bom!

Jeremias era ainda uma criança e não tinha fluência, para falar quando foi chamado por Deus, para servi-Lo. Amedrontado,  ele se esmerou no que Deus lhe ordenou, sendo um atalaia, num tempo da escravidão na Babilônia.

Jeremias é conhecido como um profeta depressivo e cheio de lamentações, assim como você e eu… Dos muitos profetas usados por Deus, ele  não se importava em expor seus próprios sentimentos e tinha um coração tumultuado, perturbado…  Foi rejeitado, assim como tantas vezes somos, você e eu…

Se pegarem a minha Bíblia verão que, ao abri-la de qualquer maneira,  é possível que o  primeiro capítulo de Jeremias apareça… É que num dos piores momentos de minha vida foi  esta mensagem que Deus enviou, para me consolar… Ele sempre, me consola! Entretanto, não entendi o versículo onze…  O que tinha uma vara de amendoeira, com o cumprimento de promessas? Se a gente se aplica a estudar, entende…

Em hebraico uma única letra muda o sentido do texto original.  “O  substantivo amendoeira é “shaqed”aquele que acorda e o verbo “velo é “shoqed” –  eu velo sobre.   Que lindo!!!  Deu, para entender? Fiquei sabendo, ao estudar,  que a amendoeira era a primeira árvore a florescer na primavera do Oriente Médio!”    Deus traçou uma analogia, ao dizer a Jeremias que o seu trabalho floresceria, em meio às dificuldades, enquanto Ele, o nosso Senhor, cuidaria do cumprimento de Sua Palavra!   Nunca mais me esqueci disso!!! Espero que você, também não…    Deus nos mostra, em Sua Palavra tantos exemplos de Sua fidelidade!  A nós cabe aguardar o tempo correto, para a realização de cada desejo ardente.

Na obediência Jeremias cumpriu o seu papel, transmitindo a mensagem que Deus enviou através dele… Sabemos que elas se cumpriram, porque no mesmo livro de Jeremias podemos ler:

“E será que, como vigiei sobre eles para arrancar e derribar, para transtornar, destruir, e afligir, assim vigiarei sobre eles para edificar e para plantar, diz o Senhor.” Jeremias 31:28

A função de prosseguirmos, como atalaias de Deus, disseminado a Sua a Palavra aos que pouco ou nada sabem sobre as Suas maravilhosas promessas,  nos garantirá o cumprimento do que o Senhor nos prometeu ou tem para nos oferecer!

Oração:

Paizinho querido, nós conseguimos ver mais que uma vara de amendoeira… A nossa confiança na Sua Palavra nos faz ver a flores que nela brotam! Obrigada por nos consolar e presentear, com a Sua multiforme sabedoria. Não nos deixe calar a nossa voz,  no nome de Jesus, amém.

Regina.

 

Belo Horizonte, 20 de junho de 2012.

This post has already been read 24 times!

Regina Celi

Regina Celi

Regina Celi de Santana é educadora, com especialização na área de Educação infantil, com mais de 40 anos de experiência. Autodidata, mãe de três filhos e vovó orgulhosa de seus quatro netinhos: Gabriel, Kauã, Mateus e Joy!! Após se aposentar se tornou uma culinarista e é proprietária da "Cia Sabor e Arte", em Belo Horizonte, capital das Minas Gerais.

More Posts

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *